domingo, 26 de julho de 2015

Introdução à Bíblia

Arquidiocese da Paraíba
Paróquia Santa Terezinha
Sapé-PB

Uma pequena introdução à Bíblia 


                A palavra Bíblia vem do grego que significa livro, coleção, biblioteca. Ela é mais que um livro, é uma coleção de livros reunidos num único volume. Eles contêm a história, a sabedoria e a oração de um povo que aprendeu a reconhecer o rosto de Deus na vida. Os livros da Bíblia estão organizados em duas partes: o Antigo Testamento (Primeira Aliança) e o Novo Testamento (Nova Aliança). A Bíblia é um conjunto de 73 livros, isto é, temos 46 livros no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. Já foi traduzida para mais de 1685 línguas.
            A Bíblia surgiu no meio de um povo, o Povo de Israel, que mais tarde ficou conhecido como Povo de Deus. Na Bíblia esse povo conta sua história, sabedoria, oração. Os povos da Bíblia são: Egípcios, Cananeus, Filisteus, Amonitas, Moabitas e Edomitas, Assírios, Babilônios.
            Ela foi escrita na Palestina, Babilônia, Egito, Ásia Menor, Grécia, Itália. Foi escrita por muita gente. Por homens, mulheres, jovens, velhos, pais e mães de família, agricultores e operários de várias profissões; gente letrada e gente que só sabia contar história; gente viajada e gente que nunca saiu de casa.
            A Bíblia não foi escrita de uma só vez. Ela vem de longe. Os primeiros livros foram escritos mais ou menos 1250 anos antes de Jesus. Os últimos mais ou menos 100 anos depois de Jesus.
            A Bíblia foi escrita nas línguas: Hebraico, Grego, Aramaico. Os primeiros escritos em Hebraico, língua falada pelos hebreus. Por volta de 300 a.C., o grego estava sendo falado em todo canto. Na terra da Bíblia nem se falava mais o hebraico, mais o aramaico.
            Para facilitar a nossa leitura a Bíblia foi dividida em capítulos e versículos. Ela também vem com o nome de determinado livro abreviado ex: Gn, Ex, Lv, Jo, etc. O capitulo (1.333 Cardeal Estevão Langton no ano de 1214 d.C.) é o número maior ex.: 15. O versículo (35,700 Frade São Pagnino em 1528) é o número menor ex.:7 . Assim podemos dizer que a Bíblia fica da seguinte maneira: Gn 15, 7-9. A vírgula separa o capitulo do versículo. O traço separa versículo de outro versículo. Ponto e vírgula separa capitulo de outro capitulo ex.: Lv 14,12,;15,20. Quando o versículo vier com s, ss, quer dizer que pode continuar a leitura dos versículos seguintes. Por exemplo: Gn 21,15s ou Ex 16, 7ss. Quando aparece perto do versículo as letras (a, b, c) quer dizer que o versículo é grande precisando assim de uma divisão ex.: Nm 22, 13a.
                Gênero Literário: é um estilo de narração que se usa na explicação de um assunto. Temos: Poético (Salmos, Cânticos dos Cânticos), Profético (profetas), Apocalíptico (Daniel, Apocalipse), Estória (Parábolas de Jesus), Drama (Apocalipse), Novela (livro de jó), Cartas (cartas de Paulo).
            A Bíblia evangélica é diferente da nossa porque não tem os seguintes livros: Tobias, Judite, algumas partes de Daniel e Ester, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, Parte de Jeremias e os dois dos Macabeus. A Bíblia que Lutero traduziu, porém, foi a Bíblia pequena com 66 livros, aquela dos Hebreus. Com ela a polêmica voltou. Então, a Igreja, no concilio (reunião com todos os Bispos e outros) de Trento definiu de uma vez por todas: “A Bíblia que a Igreja Católica aceita como inspirada por Deus é a mais comprida 73 livros”.
            O Reino é divido em Norte e Sul. O Reino do Norte (chamado de Reino de Israel) não resiste muito tempo. Seus reis exploram o povo. Fazem coligações com outros reis e lhes pagam altos tributos. Constroem santuários para as divindades (Baais) e colocam bezerros de ouro, símbolos da força, como representação de Javé-Deus. Assim, os reis de Israel levam o povo ao pecado da idolatria e quebram a Aliança com Javé.
            O Reino do Sul (chamado reino de Judá), que pretende ficar fiel a Davi, também comete muitos pecados. Apesar da ação dos profetas os reis de Judá quebram a Aliança com Deus, introduzem a idolatria e desobedecem aos Mandamentos (2Rs 21,10-16).
            A palavra patriarca significa “pais”, isto é, os primeiros pais e comandantes do povo de Deus. São eles: Abraão, Isaac, Jacó.
            Os primeiros reis foram: Saul (1º rei), Davi (2º rei), Salomão (3º rei).

            Temos as tradições: Judaica, Católica, Protestante.

Fiquem na paz de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.

Postagens visitadas