domingo, 26 de julho de 2015

Antigo Testamento

ANTIGO TESTAMENTO


            O Antigo Testamento (AT) é a primeira e maior parte da Bíblia. Contem 46 livros. Eles estão agrupados em quatro grupos menores:
·      Pentateuco: a palavra significa cinco rolos ou livros. O principal assunto é a formação do povo hebreu, desde as origens da humanidade até o momento da Aliança com Deus. Temos cinco livros que formam esta parte: Gênesis: o primeiro dos cinco livros, que se ocupa das origens do mundo e da humanidade (origem, início, principio), Êxodo: o segundo livro. Ele se ocupa da saída de Israel do Egito (saída), Levítico: o terceiro livro. Ele é o manual litúrgico do sacerdócio levítico e ensina a todo israelita a santidade de vida, como meio de leva-lo a uma comunhão com o Deus Vivo, a meta última da vida humana. O livro contém textos da tradição sacerdotal, quase exclusivamente legislativos de caráter cultural, moral e social, que regulamentam as instituições religiosas de Israel. Números: recebeu este nome por causa dos dois censos a que foi submetido Israel no deserto e do gosto deste livro pelos números em geral. Deuteronômio: o nome do livro provém da tradição grega dos LXX, que entendeu de modo impróprio a expressão hebraica “uma cópia da Lei” (Dt 17,18) por “uma segunda Lei” (deutero-nomos).
·      Livros Históricos: (16) falam sobre a vivência da Aliança na história do povo, os erros do passado e os projetos para o futuro. Os livros históricos são: Josué, Juízes, Rute, Samuel 1 e 2, Crônicas 1 e 2, Reis 1 e 2, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, Macabeus 1 e 2.
·  Livros Sapiências: são os poemas, orações, hinos, reflexões e ditos populares que revelam a sabedoria adquirida pelo povo na busca da felicidade. (7) jó, Salmos (150), Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos (poema lírico), Sabedoria (sabedoria de Salomão) e Eclesiástico (chamado também Sirácida por causa do nome do autor).

·  Livros Proféticos: os profetas vivenciam os acontecimentos e apontam as infidelidades do povo ao projeto de Deus, chamado à conversão. São 18 livros: Isaias, Jeremias, Lamentações (cantos fúnebres ou lamentações de jeremias, depois de conquistado Israel e devastada Jerusalém, ele sentou-se e começou a chorar). Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.

Postagens visitadas